1 – Característica

A catarata tem como característica a opacidade do cristalino que é a lente natural do olho. Na grande maioria das vezes, isto ocorre devido ‘a senilidade. Outras causas podem determinar o seu aparecimento como a diabetes, uso de medicamentos, história familias, doenças infecciosas, inflamatórias, genéticas e traumatismos.

catarata_incipiente

Catarata incipiente

catarata_avancada

Catarata avançada

A visão de um paciente com catarata.
com_catarata

Com catarata

sem_catarata

Sem Catarata

2 – Formas de tratamento da catarata.

Infelizmente ainda não existe tratamento clínico que funcione para a catarata. O único tratamento eficaz para restaurar a vis”ao é a remoção cirúrgica do cristalino com a opacidade e a introdução de uma lente artificial.

3 – A cirurgia da catarata.

Sob anestesia local é realizada uma incisão de 2.5 a 3.0 mm de extensão e através da micro-sonda do aparelho denominado facoemulsificador, é fragmentada a catarata e aspirada para que seja introduzida a lente intra-ocular. A cirurgia é realizada na forma ambulatorial (não necessita internamento hospitalar).

caneta_emulsificando_catarata

Caneta emulsificando a catarata

introducao_lente_dobrada

Introdução da lente dobrada

4 – A segurança das lentes intra-oculares.

As lentes intra-oculares são extremamente seguras. Nas décadas de 80 e 90, as lentes que prevaleciam eram as mono focais esféricas. Hoje as lentes melhoraram muito no material e nas características dos formatos e óptica, sendo então introduzidas as lentes dobráveis (entram por uma incisão de 2.5 a 3.00mm), lentes asféricas (melhoram a sensibilidade ao contraste), lentes tóricas(diminuem o astigmatismo pré-existente) e as lentes multifocais (diminuem a dependência aos óculos para visão de longe e perto).

lente_asferica

Lentes asférica tórica